Atrativos e Passeios

Sugestões de atrativos que podem ser visitados e passeios para serem realizados em Genipabu e todo o litoral do Rio Grande do Norte durante sua estadia.

O Rio Grande do Norte é a Terra do Sol!!! De praias de areias brancas, dunas, coqueiros e muita paz. Um lugar para descansar, admirando a beleza da paisagem. Aqui, o verão dura o ano inteiro e o calor é amenizado por uma brisa constante. Com 399 km de litoral, este estado tem praias de mar calmo, com piscinas naturais formadas por arrecifes.

Tem também praias com ondas, boas para o surf, e praias quase desertas, com dunas e coqueirais.

Genipabu

Localizada há apenas 15 km do centro de Natal, no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Norte, a praia de Genipabu é um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte. Suas dunas brancas são consideradas as mais altas do País, e a lagoa de água doce de mesmo nome, completa a paisagem que mais parece um oásis em meio ao deserto. Exóticos dromedários deixam ainda mais mágico um dos cenários de férias de verão mais conhecidos do Brasil.

O nome tem origem indígena, vem de "jenipapo", mas, o registro do município foi realizado com "g", e assim tem sido usado pelos moradores, imprensa e órgãos oficiais da região.

A linda Genipabu é também um destino muito pedido entre os turistas que querem se deliciar com o passeio de buggy. Rota essa que é conhecida não só pela beleza, mas pela famosa frase "Com ou sem emoção?", se referindo a velocidade e intensidades das manobras durante os passeios de buggy.

O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu engloba não só uma praia, mas um conjunto de dunas, uma lagoa e uma Área de Preservação Ambiental localizada no município de Extremoz.

A praia de Genipabu e suas belas dunas já serviram de cenário para gravação de várias novelas como Tieta (199), o Clone (2001), Flor do Caribe (2013) e Chiquititas (2015) e séries como Sansão e Dalila da Record (2001).

Passeio de Dromedário

Passeio exótico e divertido realizado nas dunas de Genipabu. Os dromedários que são tidos como “primos” dos camelos andam em grupo proporcionando interação e animação entre os integrantes de cada circuito. São 15 ou 30 minutos de relaxamento e diversão com segurança. Diferente de qualquer sensação que já tenha vivido. Passeio exclusivo no Brasil.

Conheça alguns pontos de Natal:

Centro de Turismo

Também conhecido como Casarão, há vários anos tornou-se um local de manifestações artísticas e culturais, após restaurado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Suas dependências foram adaptadas para diversos tipos de serviços de apoio turístico, como loja de artesanato, galeria de arte, teatro, restaurante, boate, bar, lanchonete, etc. De lá, também, pode-se ter uma vista panorâmica das praias urbanas.

Arena das Dunas

A Arena das Dunas foi entregue à população de Natal no dia 31 de dezembro de 2013, e teve seu jogo de futebol inaugural no dia 26 de janeiro de 2014, com dois jogos pela Copa do Nordeste. Em junho de 2014, recebeu a Copa do Mundo FIFA. É a 3ª melhor avaliada entre as arenas da Copa em pesquisa do portal UOL abordando itens como alimentação, acesso, voluntários, funcionamento do celular, segurança e limpeza/conforto.

A arena recebe não somente eventos esportivos, como também eventos particulares ou corporativos, grandes shows e encontros nacionais e internacionais.

Forte dos Reis Magos

Foi o primeiro marco para a conquista do Rio Grande do Norte. Está localizado nas proximidades do encontro do Oceano Atlântico com a foz do Rio Potengi.

Em 1638, o príncipe Maurício de Nassau hospedou-se no forte, juntamente com Franz Post que foi quem primeiro pintou a Fortaleza. Heróis como Felipe Camarão e o líder do movimento republicano de 1817, André de Albuquerque Maranhão, também estiveram lá. Saiba mais sobre os Forte dos Reis Magos.

Ponta Negra

Localizada a 14 quilômetros ao sul do centro urbano de Natal, a praia de Ponta Negra é formada por uma pequena baía de 3 quilômetros de extensão.

Ao norte, um trecho de mar aberto, com ondas fortes, é o local preferido pelos surfistas. No extremo sul, a presença de jangadas e do MORRO DO CARECA (uma alta duna, protegida por lei, cuja subida é proibida) formam um dos mais belos cartões postais do Brasil.

Barreira do Inferno

A Construção das instalações da Barreira do Inferno iniciou-se a partir de 1964 nas proximidades da Praia de Ponta Negra, a uma distância de 17Km do centro de Natal, ocupando uma área de aproximadamente 5 quilômetros quadrados, dentro da qual se erguem cerca de 30 prédios de arquitetura moderna, possuindo vias asfaltadas e um eficiente sistema de iluminação.

As instalações possuem rampas para lançamentos de vários tipos de foguetes, depósitos de combustível e foguetes, além de uma sofisticada estação meteorológica e outra para lançamento de balões de pesquisa. Conta ainda com radares de rastreamento e telemetria, razão pela qual Natal é chamada de Capital Espacial do Brasil. É a primeira base de lançamento de foguetes da América do Sul e a quarta em importância mundial.

Cajueiro de Pirangi

O cajueiro de Pirangi emite do seu caule principal, ramos que, ao invés de subirem como é o normal nos outros vegetais, procuram o solo como se fossem raízes. Para se ter uma noção do gigantismo de sua copa, ela corresponde a um agregado de cerca de 70 cajueiros de porte normal. Sua idade é de aproximadamente 100 a 110 anos de existência.

Praia de Pipa

É um maravilhoso pedaço do litoral potiguar que, com suas águas límpidas e transparentes, encostas altas e quebradiças e muitos coqueiros, compõe um cenário de extrema beleza. A natureza é o principal atrativo deste local, onde, na parte norte, uma pequena enseada de águas mornas e tranquilas costuma atrair a presença dos golfinhos. Saiba mais sobre a Praia de Pipa.

Maracajaú

Maracajaú, que tem seu nome advindo do tupi maracaiá-u (o rio ou a bebida dos maracajás, sendo maracajá o mesmo que "Jaguatirica" ou Gato-do-mato) é considerado o Caribe Brasileiro devido à limpidez de suas águas e de seus parrachos (a 7km da costa) com área de 13km² e profundidades que variam de 1,0 a 4,0 metros na baixa mar, onde a prática do mergulho ou snorkeling é contemplada pela diversidade da fauna e flora oceânica presentes no local de forma exuberante, o que rendeu à área o status de Área de Proteção Ambiental Estadual, denominada de APA dos Corais de Maracajaú.

Localizada no Litoral Norte a apenas 63km do centro de Natal, no município de Maxaranguape, a praia preserva cenários bucólicos e paradisíacos, agregando a calmaria dos coqueirais, areia branca e mar límpido à originalidade da vila de pescadores; preservando hábitos, culinária, folclore e cultura local. Conta ainda com hotéis, pousadas, parque aquático, passeios, mergulhos, dentre outras variadas opções.